Liderança: Construindo equipes poderosas

lider coaching 500px

 

 

 

 

 

 

 

O líder que pratica coaching é aquele que orienta seus liderados, com o objetivo de aprimorar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades e competências individuais e coletivas, na busca constante de melhores resultados.

Entretanto, não basta decidir ser um Líder Coach para começar a agir como tal. E necessário que se faca um grande trabalho de autoconhecimento e estabeleça junto a equipe um clima de respeito e confiança. E muito importa que o líder compreenda seu papel no contexto da organização, pois a verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deve ser conquistada. O coaching e um processo que se constrói no encontro e na troca diária entre o Líder Coach e seu liderado. O foco do coaching não se limita apenas em atingir resultados, esta voltada também para o desenvolvimento do liderado como um todo, ou seja, seu aperfeiçoamento e realização. Podemos estabelecer como ações de coaching:

- Colaborar para a criação de um clima que melhora o desempenho e os resultados.
- Estimular o liderado a dar o melhor de si.
- Orientar o liderado a tomar as decisões corretas.
- Encorajar a melhoria do desempenho.
- Fazer com que o liderado seja o responsável pelos desafios e objetivos estabelecidos para si mesmo.

O líder só conseguira propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento de sua equipe se tiver uma boa capacidade de comunicação, criando empatia e percebendo que cada liderado possui necessidades e formas diferentes de interação.